OUÇA

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Limpeza Verde

Definição de limpeza verde
Para que se tenha um local de trabalho com segurança e qualidade, é fundamental que ele seja limpo. Mas quem pode dizer o que é limpo? A limpeza está no olho de quem a vê e tem significados diferentes entre as pessoas. Níveis de limpeza variam de acordo com a formação cultural, localização geográfica e diferentes setores. Ora, esse conceito varia até mesmo entre duas pessoas!

Há várias definições de limpeza verde. Abaixo está a explicação da Wikipedia:
“Termo que tem sido utilizado para descrever uma tendência contra produtos de limpeza que contêm substâncias químicas reativas e tóxicas, algumas das quais emitem componentes orgânicos voláteis (VOCs), que causam problemas respiratórios e dermatológicos, entre outros. Limpeza verde também pode descrever a maneira como produtos de limpeza residenciais e industriais são fabricados, embalados e distribuídos. Se o processo de fabricação é ecologicamente correto e os produtos são biodegradáveis, então os termos “verde” ou “ecologicamente corretos” podem ser aplicados”.
Em outras palavras, nossa definição atual e comum de limpeza verde diz respeito às substâncias químicas. Proponho que adotemos uma nova definição de limpeza verde: "criar um local de trabalho limpo, seguro e saudável de forma sustentável". E se alguém precisar de mais esclarecimentos, acrescentamos a frase de Bill McDonough: “que não seja prejudicial a nenhuma criança”. Esse conceito envolve muito mais do que apenas a escolha dos produtos de limpeza adequados.
A utilização de produtos NATURAIS e BIODEGRADÁVEIS garante o menor impacto sobre meio ambiente e à saúde das pessoas.
No que se refere a ferramentas e equipamentos, a utilização do que há de mais atual e com tecnologia de ponta, visando maior produtividade e atendimento às normas de segurança e saúde do trabalho.
A maior parte dos programas de “limpeza verde” (green cleaning) se concentra na diminuição do uso de substâncias químicas de limpeza tóxicas. Ainda que a utilização de produtos cada vez mais "verdes" contribua para um ambiente de trabalho mais saudável, os diretores de empresas podem fazer muito mais do que isso.
Um programa completo de ações "verdes" engloba a visão de um sistema que inclua todos os aspectos da produção de materiais de limpeza, desde o plano inicial de utilização dos materiais de construção até o descarte desses materiais e a reutilização de todo o trabalho de manutenção nas instalações das empresas, incluindo equipamentos da cadeia de fornecimento. Não se trata de uma solução rápida, mas sim de melhoria contínua da limpeza verde como parte de um processo a longo prazo. Esta é uma grande oportunidade de evolução no tripé da sustentabilidade (TBL), isto é, “Pessoas, Planeta e Lucro”.
Opções tradicionais da limpeza verde

A limpeza verde tradicional consiste em adotar produtos de limpeza “mais verdes” (menos tóxicos) e práticas em seu escritório para melhorar a qualidade do ar, o que resulta em funcionários mais saudáveis e menos faltas no trabalho. Se você quer melhorar seu programa de limpeza verde, há diversos artigos e discussões sobre diferentes produtos e os significados dos vários rótulos e certificações. Meu conselho é investigar um pouco mais e descobrir você mesmo o que há por trás de todos esses rótulos.
Empresas que acreditam e praticam a melhoria contínua de seus processos e que planejam, controlam e tomam ações preventivas / corretivas essas contribuem por um mundo mais limpo e sustentável.


Por: Cristiane Araújo
Diretora da Bem Estar Consultoria e Serviços


Nenhum comentário:

Postar um comentário