OUÇA

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Opinião do Consultor

SUSTENTABILIDADE

                A palavra sustentável é definida como a capacidade de suprir as necessidades atuais, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das gerações vindouras. Em outras palavras, é o desenvolvimento que não esgota os recursos necessários no futuro. Sustentável é aquilo que se sustenta por seus próprios meios, que pode se sustentar sozinho. “É zelar pela galinha dos ovos de ouro”.
O termo sustentável está presente, não só no linguajar das pessoas, nas escolas, nas empresas e diariamente na mídia  geral, como também na mente das crianças, jovens, adultos e idosos, criando principalmente uma séria preocupação com a  continuidade da vida dos humanos no planeta terra.  Quando pensamos que o correto é: suprirmos nossas necessidades sem exaurirmos os recursos que irão satisfazer às necessidades futuras, de futuros cidadãos, então, a preocupação cresce e a responsabilidade pesa consideravelmente em cada um de nós, porque estaremos falando da continuidade ou não da vida no planeta!

Portanto, sustentabilidade acaba se tornando um conceito ecológico que define a exploração de recursos naturais com base não predatória, não destrutiva daquilo que permanece após a passagem do ser humano e seu progresso! Isso tudo significa que uma nova mentalidade deve prevalecer na racionalização de projetos de exploração, que causem mínimo impacto sobre o meio-ambiente.
 Tais projetos devem dar tempo suficiente à natureza para que ela se recomponha e recomponha os recursos renováveis necessários e de interesse do projeto. Esses projetos devem proporcionar retorno monetário suficiente para o sustento das pessoas envolvidas e suas famílias com dignidade e fartura, de tal forma que não precisem devastar o meio ou recorrer a praticas dizimadoras para complementarem sua renda. Isto significa qualidade de vida.
As condições acima desaguam num termo e conceito mais amplos e mais profundos que é a autossustentabilidade, ou seja: a capacidade de se autossustentar! A autossustentabilidade é a atividade que sustenta a si mesma, sem necessidade de recorrer a recursos externos para se manter.
Tudo o que dissemos não é e não depende diretamente da tecnologia aplicada e sim, depende puramente de atitudes comportamentais, “conscienciais”. É atitude, é comportamento, é responsabilidade assumida em cada pequeno ato: evitando poluir, contaminar, agredir, depredar, destruir e hostilizar o meio em que vivemos. Aí, sim: o mundo que deixaremos para nossos filhos e netos será ainda habitável e hospitaleiro!

Por: Valdir Batistelli 
Sociólogo e Consultor de Empresas



Nenhum comentário:

Postar um comentário