OUÇA

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Técnica de Cultivo Sustentável

Hidroponia é um termo usado para o cultivo de vegetais sem a utilização de solo, hidro= água, ponia= trabalho, ou seja, é o trabalho na água, são assim que os vegetais são cultivados.
Para o bom desenvolvimento das plantas é necessário que as mesmas estejam nutridas adequadamente de acordo com a sua necessidade, é assim que ocorre no plantio em solo ou não, a diferença é que no solo as suas raízes irão buscar esses minerais na parte liquida que compõem o solo, já no cultivo hidropônico os mesmos são encontrados sem muita dificuldade, já que são colocados com maior facilidade nas plantas através da água que passa por suas raízes.


Durante anos o cultivo sem solo era feito somente em nível de pesquisas pelas instituições de ensino, mais com o tempo percebeu-se que esses vegetais poderiam ser explorados de forma econômica, bastando somente saber trabalhar e adequar os mesmos de acordo com cada variedade.
Fazendo um comparativo com a agricultura convencional praticada no solo e a pratica na água, iremos perceber que é muito mais vantajoso prático e inteligente utilizar essa nova técnica que está revolucionando o mercado. A região sudeste é a que vem se destacando com essa prática, SP, por exemplo, tem os maiores produtores hidropônicos do Brasil, é de lá que está saindo vários técnicas novas que vem revolucionando o mercado servindo como vitrine para o Brasil.
Trabalhar hidroponicamente é mais rápido, produção o ano todo, pois, é um cultivo protegido, pouco Mao de obra, fazendo com que o produtor tenha mais lucro, pouca incidência de ataques de pragas e doença, já que as plantas são bem nutridas, é só não é uma produção 100% orgânica, devido a solução nutritiva que é colocada na água pra suprir a quantidade ideal de minerais que cada planta necessita.
Há varias formas de se trabalhar hidroponicamente falando, dentre essas formas temos o pavio que é muito parecido a um pavio de lamparina que suga a água que esta no interior do recipiente, temos a por gotejamento em areia lavada ou substrato( geralmente utilizadas para o cultivo de frutíferas, sub irrigação e a mais utilizada que é a Sistema NFT (“nutrient film technique”) ou técnica do fluxo laminar de nutrientes: onde a solução nutritiva é bombeada, passando pelo um perfil (cano) onde ela passa com uma pequena lamina de água, tocando as raízes e alimentando-as.

 Vale ressaltar que o cultivo no sistema é utilizado na sua grande maioria para produção de hortaliças folhosas, ( alface, rúcula, agrião, espinafre).
Para que se trabalhe de forma adequada, deve-se repeitar cada etapa de produção; fase de maternidade ( a planta é colocada numa espuma fenólica e é abastecida nutritivamente por um período de uma semana, após esse período, coloca-se na segunda fase que é a do berçário onde a planta passa mais 11 a 14 dias, após isso, a mesma vai pra fase final onde demora mais 20 dias no Maximo e está no ponto de ser colhida, esse exemplo de fase é exclusivo para o plantio de alface, pois dependendo da hortaliça ele pode demorar mais ou menos tempo em cada fase dita).
Portando vale ressaltar que o futuro esta na hidroponia, que reuni o tripé da sustentabilidade, onde um precisa do outro, fator econômico, social e ambiental, e nada mais social, econômica e ambiental que o cultivo sem solo, pois nesse cultivo, a pouco desperdício da principal matéria prima que é a água, a uma boa rentabilidade pra que cultiva que influenciara diretamente na questão social dos produtores, trazendo mais qualidade de vida para os mesmos.

Cultivar hidroponicamente é saudável, terapêutico e vantajoso, vale a pena trabalhar com esse tipo de tecnologia. 
Por: Aluizio Henrique Técnico agrícola CREA-ma 9221tdma
Email: hydromar@live.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário