OUÇA

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

JORNAL O EMPREENDEDOR 2º EDIÇÃO

CLIQUE NAS IMAGENS E LEIA AS MATÉRIAS





Técnica de Cultivo Sustentável

Hidroponia é um termo usado para o cultivo de vegetais sem a utilização de solo, hidro= água, ponia= trabalho, ou seja, é o trabalho na água, são assim que os vegetais são cultivados.
Para o bom desenvolvimento das plantas é necessário que as mesmas estejam nutridas adequadamente de acordo com a sua necessidade, é assim que ocorre no plantio em solo ou não, a diferença é que no solo as suas raízes irão buscar esses minerais na parte liquida que compõem o solo, já no cultivo hidropônico os mesmos são encontrados sem muita dificuldade, já que são colocados com maior facilidade nas plantas através da água que passa por suas raízes.


Durante anos o cultivo sem solo era feito somente em nível de pesquisas pelas instituições de ensino, mais com o tempo percebeu-se que esses vegetais poderiam ser explorados de forma econômica, bastando somente saber trabalhar e adequar os mesmos de acordo com cada variedade.
Fazendo um comparativo com a agricultura convencional praticada no solo e a pratica na água, iremos perceber que é muito mais vantajoso prático e inteligente utilizar essa nova técnica que está revolucionando o mercado. A região sudeste é a que vem se destacando com essa prática, SP, por exemplo, tem os maiores produtores hidropônicos do Brasil, é de lá que está saindo vários técnicas novas que vem revolucionando o mercado servindo como vitrine para o Brasil.
Trabalhar hidroponicamente é mais rápido, produção o ano todo, pois, é um cultivo protegido, pouco Mao de obra, fazendo com que o produtor tenha mais lucro, pouca incidência de ataques de pragas e doença, já que as plantas são bem nutridas, é só não é uma produção 100% orgânica, devido a solução nutritiva que é colocada na água pra suprir a quantidade ideal de minerais que cada planta necessita.
Há varias formas de se trabalhar hidroponicamente falando, dentre essas formas temos o pavio que é muito parecido a um pavio de lamparina que suga a água que esta no interior do recipiente, temos a por gotejamento em areia lavada ou substrato( geralmente utilizadas para o cultivo de frutíferas, sub irrigação e a mais utilizada que é a Sistema NFT (“nutrient film technique”) ou técnica do fluxo laminar de nutrientes: onde a solução nutritiva é bombeada, passando pelo um perfil (cano) onde ela passa com uma pequena lamina de água, tocando as raízes e alimentando-as.

 Vale ressaltar que o cultivo no sistema é utilizado na sua grande maioria para produção de hortaliças folhosas, ( alface, rúcula, agrião, espinafre).
Para que se trabalhe de forma adequada, deve-se repeitar cada etapa de produção; fase de maternidade ( a planta é colocada numa espuma fenólica e é abastecida nutritivamente por um período de uma semana, após esse período, coloca-se na segunda fase que é a do berçário onde a planta passa mais 11 a 14 dias, após isso, a mesma vai pra fase final onde demora mais 20 dias no Maximo e está no ponto de ser colhida, esse exemplo de fase é exclusivo para o plantio de alface, pois dependendo da hortaliça ele pode demorar mais ou menos tempo em cada fase dita).
Portando vale ressaltar que o futuro esta na hidroponia, que reuni o tripé da sustentabilidade, onde um precisa do outro, fator econômico, social e ambiental, e nada mais social, econômica e ambiental que o cultivo sem solo, pois nesse cultivo, a pouco desperdício da principal matéria prima que é a água, a uma boa rentabilidade pra que cultiva que influenciara diretamente na questão social dos produtores, trazendo mais qualidade de vida para os mesmos.

Cultivar hidroponicamente é saudável, terapêutico e vantajoso, vale a pena trabalhar com esse tipo de tecnologia. 
Por: Aluizio Henrique Técnico agrícola CREA-ma 9221tdma
Email: hydromar@live.com

Feira do Empreendedor apresenta Sustentabilidade nos Negócios

Feira do Empreendedor apresenta Sustentabilidade nos Negócios
A programação do evento contará com o Espaço Inovação e Sustentabilidade, com o intuito de mostrar que o empreendedorismo sustentável é possível


Além de fomentar a abertura de novos negócios, a ampliação e a inovação nas empresas, a Feira do Empreendedor 2013, vai oferecer durante toda a sua programação – que vai de 06 a 09 de novembro, no Centro de Convenções de Imperatriz – o Espaço Inovação e Sustentabilidade, com o intuito de mostrar que é possível conciliar a sustentabilidade aos negócios, e com isso, despertar nos visitantes uma visão empreendedora sustentável.
O espaço reservado para a apresentação e discussão da Sustentabilidade, terá programação diária, contando palestras e painéis de oportunidades de negócios sustentáveis. Com a realização da Feira do Empreendedor 2013, o Sebrae pretende não apenas acelerar o crescimento da região, mas também promover o desenvolvimento de forma sustentável, através da conscientização dos visitantes, que serão os futuros empreendedores da cidade ou melhorar os que já empreendem e precisam inserir o ideal da Sustentabilidade nos seus negócios.
Os principais eventos da programação do espaço serão o “Painel de Negócios Sociais: uma inovadora forma de empreender, obter lucro e benefícios para a comunidade”; a palestra “Negócios sustentáveis, tendências e perspectivas”, o “Painel Temático sobre Sustentabilidade Empresarial”; o “Painel: Empreendedorismo em negócios criativos” e o “Painel Cultura Ativa: Oportunidades de negócios com a lei de incentivo ao esporte e cultura”.
Para mediar essas palestras, o Sebrae convidou gestores de empresas sustentáveis do Maranhão e de outros estados, diretores de ONGs e institutos respeitados, consultores do Sebrae conhecidos nacionalmente, representantes da Secretaria Estadual de Cultura e do Ministério da Cultura, além de professores universitários graduados na área.
A Feira do Empreendedor 2013 busca proporcionar, através dos palestrantes convidados, que os visitantes vivenciem a sustentabilidade empresarial na teoria e na prática.
As inscrições para participar das palestras e painéis de oportunidades sustentáveis oferecidas pela Feira do Empreendedor 2013, estão sendo feitas na Unidade Regional do Sebrae de Imperatriz, que está localizada na Rua Alagoas, número 300, no Bairro Juçara ou pelo site da Feira do Empreendedor: www.feiradoempreendedorma.com.br. Para mais informações, é só ligar no telefone do Sebrae, (99) 3525 – 2254 ou 0800 570 0800.





Luisa Maria Cirqueira
Unidade de Marketing e Comunicação
Regional do SEBRAE em Imperatriz - Ma
Contatos: (99) 8128 5658
 Sebrae – Imperatriz – MA (99) 3525 2254

UNINTER PENSANDO ALÉM DA SUSTENTABILIDADE- PENSANDO EM UM MUNDO MELHOR


Os cursos de graduação e pós-graduação na área ambiental, prepara você  para atuar em favor do desenvolvimento sustentável, com  objetivo  do uso racional dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente, diminuindo o impacto da ação humana na natureza.
O profissional em meio ambiente é alguém preocupado com o aproveitamento sustentável dos recursos, possuindo consciência ambiental, econômica e política que garantam uma visão plena da sua área de atuação

A atuação da área de Gestão Ambiental está concentrada em fábricas, indústrias e empresas, que necessitam de um profissional especializado para definir políticas de gestão de recursos, conservação ambiental e diminuição dos seus impactos na natureza.
 Também há oportunidades em secretarias municipais, estaduais e federais de meio ambiente, nas quais são realizadas vistorias, perícias, laudos e atestados, assegurando a preservação dos recursos naturais pelo controle de poluentes, desmatamento e consumo de energia.
O profissional de meio ambiente pode ainda prestar consultoria e elaborar orçamentos, além de ser responsável pela educação ambiental em escolas e cidades.
As novas tendências mundiais estão ancoradas em referenciais que destacam a sustentabilidade para uso dos recursos naturais, porém o que não se referencia são as atitudes que se deve ter para se viver a sustentabilidade. Um especialista procura articular atitude e gerenciamento, a partir do referencial teórico-prático da Educação Ambiental e da Sustentabilidade, fornecendo subsídios técnicos, científicos e metodológicos para a questão ambiental e para o desenvolvimento no Brasil.
Hoje temos um desafio que é capacitar/especializar profissionais para a realização de auditorias e perícias ambientais nas orga­nizações privadas e no setor público e as autarquias, fornecendo embasamento teórico associado aos aspectos práticos, para o futuro de nosso planeta. 



Por: Cátia Zemf
Gestora - PAP Imperatriz, MA
(99) 3525-1958  e  (99) 8126-7382 
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER